A jabuticabeira que não queria dar frutos

A-MA-DI-NHOS e A-MA-DI-NHAS da vovó, tudo bem com vocês?

Hoje a vovó trouxe como dica o livro ‘A jabuticabeira que não queria dar frutos’ da autora Monica Felippi, com ilustrações de Milla Bioni Guerra e publicado pela editora Asinha.

No final do inverno, seu Antônio colheu uma quantidade enorme de jabuticabas. Ele as transformou em deliciosas iguarias e criou uma festa para vendê-las, que foi um sucesso na cidade. Neste mesmo período, no ano seguinte, enquanto todos aguardavam ansiosamente pela festividade, o Sabiá descobriu que a Jabuticabeira não queria dar frutos. Seria o fim da Festa da Jabuticaba? Seu Antônio e outras pessoas logo ficaram sabendo e tentaram resolver o problema, até que uma coisa inesperada aconteceu.

Espero que gostem da dica. Beijinhos carinhosos da Dona Literata!

#dicasdeleituradadonaliterata #donaliterata #rogercastroeventos #vivandeirosdaalegria #livro #leitura #book #booktip #Ajabuticabeiraquenãoqueriadarfrutos #MonicaFelippi #MillaBioniGuerra #EditoraAsinha

Quando eu era pequena

A-MA-DI-NHOS e A-MA-DI-NHAS da vovó, tudo bem com vocês?

A dica de hoje é super especial pois é em homenagem a uma grande poetiza que recebeu o Prêmio ABL de literatura infantojuvenil.

Já sabem de quem estamos falando? Claro que é da autora Adélia Prado.

A vovó é uma grande fã de todo o trabalho dela, mas hoje trouxe como dica o livro ‘Quando eu era pequena’, com ilustrações de Elizabeth Teixeira e publicado pela Editora Galerinha.

Este é o primeiro livro destinado ao público infantil escrito por Adélia Prado e a narrativa em primeira pessoa apresenta as lembranças de infância da menina Carmela. Identifica-se, na personagem de nome antigo, traços autobiográficos de Adélia Prado, poeta mineira: a cidade de origem à beira da ferrovia e a forte presença das relações familiares e dos ritos religiosos, são alguns deles. A narrativa poética destaca dessa infância interiorana a presença dos brinquedos feitos à mão, o gosto pela comida caseira e o mistério que permeia os eventos religiosos.

Espero que gostem da dica. Beijinhos carinhosos da Dona Literata!

#dicasdeleituradadonaliterata #donaliterata #rogercastroeventos #vivandeirosdaalegria #livro #leitura #book #booktip #Quandoeuerapequena #AdéliaPrado #ElizabethTeixeira #EditoraGalerinha

A Menina Que Morava No Sino

A-MA-DI-NHOS e A-MA-DI-NHAS da vovó, tudo bem com vocês?

Hoje a vovó trouxe como dica o livro ‘A Menina Que Morava No Sino’ do autor Celso Gutfreind, com ilustrações de Flávio Fargas e edição de Pablo Morenno.

Quem disser que o livro é uma belíssima narrativa sobre adoção e solidariedade acertou, mas disse muito pouco! Nele, há tantas sugestões de adoções, que cada leitor pode encontrar uma, tão particular, que muitos não viram. Uma delas, porém, será percebida por todos: a adoção de uma linguagem de uma singeleza tão desconcertante, que fica difícil não se render a cada proposta de riso, de reflexão ou uma inesperada emoção trazida pela história.

Espero que gostem da dica. Beijinhos carinhosos da Dona Literata!

#dicasdeleituradadonaliterata #donaliterata #rogercastroeventos #vivandeirosdaalegria #livro #leitura #book #booktip #AMeninaQueMoravaNoSino #CelsoGutfreind #FlávioFargas #PabloMorenno

Tenho Medo do Monstro

A-MA-DI-NHOS e A-MA-DI-NHAS da vovó, tudo bem com vocês?

Hoje a vovó trouxe como dica o livro ‘Tenho Medo do Monstro’ da autora Anna Claudia Ramos, com ilustrações de Anielizabeth e Paulo Otero e publicado pela Editora Caraminhoca.

A narrativa dessa história está na voz do menino. Nas noites em que sua mãe sai para trabalhar, um monstro ataca sua irmã. Ele nunca vê o monstro, pois sente tanto medo que fecha os olhos e se esconde assustado debaixo das cobertas. Tenho medo do monstro trata de um tema complexo e importante de ser trazido à tona: o abuso sexual de crianças. É um texto literário, cheio de camadas e possibilidades. O pequeno leitor pode pensar no monstro de uma forma diferente da que o leitor com alguma experiência de leitura terá. O leitor maduro vai entrar no texto com seu olhar adulto, identificando esse abusador e possibilitando uma mediação de leitura com as crianças.

Espero que gostem da dica. Beijinhos carinhosos da Dona Literata!

#dicasdeleituradadonaliterata #donaliterata #rogercastroeventos #vivandeirosdaalegria #livro #leitura #book #booktip #TenhoMedodoMonstro #AnnaClaudiaRamos #Anielizabeth #PauloOtero #EditoraCaraminhoca